17 de outubro de 2012

Bolo de Courgette e limão


Todos os anos gosto de inovar no meu bolo de aniversário. E tenho uma predileção por bolos com vegetais. Portanto, este ano saiu um bolo de courgette, limão e sementes de papoila com cobertura de creme de queijo, ou como já lhe chamaram bolo "cheio de verdes e papoilas". Fica um bolo húmido e saboroso. Foi uma experiência e mesmo com a lista de ingredientes toda a gente arriscou e foi claramente uma aposta ganha.
Receita de bolo de courgette e limão
(receita inspirada no blog 5 quartos de laranja) 
250g de manteiga sem sal bem amolecida
3 limões
200g de açúcar amarelo
3 ovos
300g de courgette ralada
2 colher de sopa de sementes de papoila
1 colher de sopa de essência de baunilha
200g de farinha com fermento
1 colher de café de fermento
sal
85g de açúcar em pó
200g de queijo fresco em creme
4 colheres de sopa de lemon curd (dou a receita em breve)

Comecem por ligar o forno e regular para os 180ºC.
Numa taça colocar os ovos, a courgette, 200g da manteiga, o açúcar amarelo, as sementes de papoila, a essência de baunilha, a raspa de dois limões e bater muito bem com uma vara de arames (podem utilizar a batedeira). Depois juntar 1 colher de sopa de sumo de limão, a farinha, o fermento (peneirados) e o sal. Bater muito bem.
Untar com margarina uma forma. Colocar a massa na forma (ou em duas para poderem rechear) e levar ao forno durante aproximadamente 30 minutos. Depois do bolo cozido deixar arrefecer. 
Bater a manteiga que sobrou com o açúcar em pó e uma colher de sopa de sumo de limão. Juntar o queijo e mais duas colheres de sopa de sumo de limão e a raspa de um limão. Bater bem até ficar em creme (atenção aos grumos do açúcar em pó). 
(Se optaram só por uma forma e quiserem arriscar, agora é a hora de cortar o bolo ao meio para rechear com o lemon curd)
Coloquem o bolo num prato de servir. Coloquem o lemon curd por cima e depois barrem com o creme de queijo. Por cima podem espalhar mais sementes de papoila. Levem ao frigorífico umas 4 horas antes de servir.
(neste caso fiz o dobro da receita e dividi por duas formas)

Vamos p´ra mesa? 

Sem comentários:

Enviar um comentário